Pular para o conteúdo principal

Precisamos De Suplementos Ou Podemos Conseguir Tudo O Que Precisamos Através Da Comida?


Certamente você deve ter feito esta pergunta uma dúzia de vezes, mesmo se você tiver comentado com seus amigos e familiares os haverá que digam que precisamos de suplementos, obrigatoriamente, e os haverá que digam o que nós podemos conseguir tudo através da comida.

Neste post vamos dar um pouco de luz para a necessidade obrigatória do uso de suplementos, analisando-se apenas com os alimentos que podemos obter tudo o que precisa, tal como fazíamos no paleolítico, embora tenhamos em conta que os alimentos não são o que eram.
Necessidade coberta pela dieta

É claro que o ser humano evoluiu ao longo de milhares de anos sem a necessidade de ter que usar suplementos específicos que garantam as carências provocada pela dieta que cada indivíduo execute em seu dia-a-dia.

É verdade que tudo o que precisamos para estar saudáveis e fortes o obtínhamos apenas os alimentos que ingeríamos mas, embora geneticamente sejamos quase idênticos ao que éramos no paleolítico, o ambiente tem variado muito, não só o estresse e o meio ambiente, mas que os nutrientes dos alimentos se distanciam muito dos que se usavam antes.
Se você se alimentar com produtos colhidos naturalmente, comer animais criados em pastagens não precisaria suplementos

Certamente, se você seguir uma vida 100% paleo, se alimentar com produtos colhidos naturalmente, comer animais selvagens criados e alimentados como o fariam se estivessem livres pastando, não necessitaria de suplementos para ficar em forma e saudável, mas este não é geralmente o caso, já que costumamos comer o que compramos nos supermercados, bem que existem alguns suplementos que você deve ter em conta.
Suplementos interessantes para todo o mundo

A lista de suplementos que devemos ter em conta para adicionar à nossa dieta é muito curta, certamente muitas pessoas com uma dieta totalmente desequilibrada, cheia de alimentos processados, e com excessos e carências alimentares precisaria de uma longa lista deles, mas para pessoas que sabem aproveitar, e se cuida são os seguintes:

A Vitamina D


A vitamina D é um nutriente presente em certos alimentos que é necessário para a saúde em geral ( 1 ), para manter os ossos fortes ( 2 ), evitar a osteoporose ( 3 ) , os músculos ( 4 ) requerem esta vitamina para o movimento, os nervos precisam para transmitir mensagens entre o cérebro e a cada parte do corpo, o sistema imunitário ( 5 ) a usada para combater os vírus e bactérias que o invadem.
O primeiro que há que ter em conta é que os alimentos fornecem pouca quantidade de Vitamina D, onde mais podemos encontrar é em gemas de ovos, peixes gordos, e o que mais contribui é o óleo de bacalhau, com mais de 1300IU por colher de chá, mas também podemos obter esta vitamina com a exposição solar, com 25% da pele exposta pode gerar 300IU por cada 5 minutos aproximadamente.

Seus benefícios são:


  • Prevenção da osteoporose: aumenta a absorção intestinal de cálcio ( 6 )
  • Menor incidência de câncer de mama, tireoide e bexiga
  • Menor mortalidade no câncer de pulmão, rins e cólon, que regula vários processos relacionados à resposta imune, células cancerígenas, crescimento de tumores e inflamação, diminuindo o crescimento de tumores. ( 8 )
  • Redução de triglicerídeos ( 7 )
  • Melhora da função endotelial ( 9 )
  • Perda de peso ( 10 )
  • Uma grande ajuda para doenças auto-imunes: como, por exemplo, diabetes tipo I, esclerose, lúpus, psoríase, artrite reumatóide ( 11 )
  • Ajuda a diminuir o risco de degeneração cerebral. ( 12 )
  • Ajuda a plasticidade neuronal.( 13 )


A quantidade de vitamina D recomendada pelo consenso é de 600-1000 UI/dia para crianças com menos de 18 anos e 1500-2000 IU/dia para idosos, apesar de sua overdose é marca ao tomar 40000IU/dia por muito tempo, recomenda-se uma quantidade de 4000IU diários (a suficiência é 30ng/ml, que se ajusta em 2000IU/dia).
Se você não puder fornecer essa quantidade com o sol e os alimentos, você pode optar por um custo adicional, mas coméntaselo ao seu médico de família para que o acompanhasse.

Probióticos


Os probióticos são talvez um indispensável já que são vitais na digestão dos alimentos, chave na síntese de nutrientes e o axioma principal de nossa saúde. Os probióticos são as bactérias boas do sistema digestivo, o mais importante do nosso sistema imunológico, já que grande parte dele encontra-se nos intestinos.

Embora pareça uma tolice, a higiene e o uso de vacinas e medicamentos na infância marca muito o futuro de nosso sistema imunológico, de fato, quanto mais avançado é o país mais doenças auto-imunes tem, por exemplo, no caso de diabetes tipo 1 é 400 vezes mais provável que a sofras se você mora na Finlândia (país desenvolvido especialmente) que, na China, Venezuela.

Comer alimentos diretamente da terra que levava vinham milhões de bactérias que renovassem constantemente a nossa flora intestinal, as bactérias ruins e boas bactérias, o importante é que os bons são maioria.

Matamos muitas bactérias ruins com a higiene, a pasteurização, antibióticos, vacinas... mas também bactérias boas, assim que se você comer muitos vegetais e frutas naturais, tolera leite, comer queijos, iogurtes com probióticos, se você não tomar antibióticos, se você não tiver infecções ou problemas digestivos talvez não te faça falta tomar probióticos; em caso contrário, pode ser um bom contributo para a sua saúde. Melhoram a saúde intestinal e da função imunitária usando o Quitoplan.

São úteis para combater a diarréia em crianças e adultos

Podem ajudar a aliviar distúrbios e doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável.


  • Melhoram a capacidade de resposta do sistema imune 
  • Reduzem os efeitos negativos dos antibióticos
  • Ajudam na prevenção e no tratamento da inflamação do cólon após a cirurgia 
  • Ajudam a prevenir o eczema nos jovens 
  • Aumentam a capacidade para digerir os alimentos
  • Função terapêutica para as infecções virais das vias respiratórias 
  • Reduzem a intolerância à lactose 
  • Reduzem a incidência de infecções por leveduras, vaginite e candidíase 
  • Aumentam a capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos
  • Aliviam alguns transtornos comuns, tais como a constipação e a diarréia 
  • Atuam como um remédio para o mau hálito
  • Aumentam a capacidade de sintetizar a vitamina B 
  • Aumentam a capacidade de absorver o cálcio 
  • Promovem a atividade antitumoral e anticancerígena no organismo 


A fim de melhorar e equilibrar a flora intestinal, a opção de incluir probióticos em forma de suplemento ganha grande importância, há no mercado várias opções você também pode criar seu próprio kefir, tal como vos explicamos no Vitónica e seus múltiplos benefícios

Você pode comentar com o seu médico que está a tomar probióticos, mas não são contraproducentes para a saúde e todos os benefícios , e não há necessidade de uma supervisão.

Omega-3


O omega-3 é um ácido graxo poliinsaturado essencial, que o nosso organismo não pode sintetizar por si só, ou seja, você deve obtê-lo através da dieta para o bom funcionamento do corpo e para manter uma boa saúde sem usar cell blocker para celulite.

Os ácidos gordos omega-3 são obtidos de forma natural, em vários peixes, especialmente os azuis (como a sardinha, o atum, a cavala, o salmão...) e em certas fontes vegetais, como as sementes de linhaça, as sementes de abóbora, nozes, entre outros.
Existem 3 tipos de ácidos gordos omega-3: ALA, EPA e DHA. ASA está presente em fontes vegetais, enquanto que a EPA e DHA são encontrados principalmente em fontes animais (peixe). O ASA tem a propriedade de convertido em EPA e DHA.

Nosso corpo precisa deste tipo de gorduras essenciais para realizar as seguintes funções:


  • Para a produção de hormônios
  • Para a síntese das proteínas
  • Para o metabolismo celular
  • Para prevenir a inflamação
  • Para contribuir com a umidade e a elasticidade da pele e do cabelo
  • Para a formação das células imunes do corpo
  • Para nos proteger de doenças infecciosas
  • Por todas estas razões, é muito importante que os incluímos em nossa nutrição diária, já que, com isso, vamos evitar o aparecimento de muitas doenças.


Os principais benefícios (embora haja muitos mais) dos ácidos graxos omega-3 são:
Previnem o aparecimento de trombose ( 34 )
Previnem o aparecimento de Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH TDAH) ( 35 , 36 )

Reduzem a insônia


A necessidade quantidade de omega-3 é relativa e não precisa de apenas um nível particular de omega-3, mas que é muito importante a relação com o ômega-6 ( 43 ) devendo ter uma relação de 1:1 1:3 como muito. Ou seja, consumir mais ou menos a mesma quantidade mais que o triplo de omega6 que de omega-3.

O problema é que os alimentos que comemos hoje em dia, cada vez menos quantidades de omega-3 e a proporção em relação ao ômega-6 em nossas dietas modernas tem vindo a piorar.

Assim, mesmo se você comer alimentos ricos em omega3 como peixes (principalmente de águas frias), frutos secos (avelãs, nozes...), sementes de linho, espinafre... etc, é interessante consumir algum suplemento de omega-3 para balancear o equilíbrio do excesso de ômega-6 que a contribuição em torno de 1-2g ao dia (se bem que cada caso ou objetivo teria que estudar a quantidade de EPA e DHA necessárias).

Se optar por esta opção, você pode falar com o seu nutricionista para que paute uma relação tanto no balanço com Omega-6 como a quantidade de EPA e DHA necessária especialmente para você.
Imagenes iStockPhoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que É A Pirâmide Nutricional? Aplica Este Conceito Para Ganhar Saúde

O que é a pirâmide nutricional? Você sabe quais alimentos você deve incluir em sua dieta diária e quais os alimentos que você deve consumir apenas ocasionalmente? A resposta se dá a pirâmide nutricional pirâmide alimentar. Trata- Se de um método simples que classifica os alimentos em seis números diferentes, estruturados em essa forma geométrica. Começando pela base, encontramos os alimentos que devem estar na sua dieta diária. Esta representação, também conhecida como pirâmide do bom comer, alimentar, é dividido em quatro níveis: Primer nivel - O primeiro nível da pirâmide do bom comer corresponde aos cereais, massas, arroz, farinhas ( farinha de aveia , etc.), pão, etc. recomenda-Se escolher a versão integral no lugar da refinada. Trata-Se de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos Segundo nível - O segundo nível encontra-se integrado por alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Este é o nível de frutas e legumes (este nível encontra-se dividido em dua

A conexão com a obesidade e o MSG

A conexão com a obesidade e o MSG Em todos os meios de comunicação como o jornal, no noticiário da TV e a internet vemos manchetes como estas que se segue: obesidade infantil está a aumentar, adulta obesidade é uma epidemia grave, tente este comprimido ou esta dieta de moda passageira e faça mais exercício. O que está acontecendo em nossa sociedade? Poderia haver uma correlação entre o que estamos comendo que está causando essa epidemia de obesidade. Dr. Russell Blaylock parece achar que sim, na verdade ele tem vindo a alertar o público por mais de 10 anos sobre este e outros problemas de saúde relacionados com o que está em nossa comida. Seu livro Excitotoxins "O sabor que mata" foi publicado em 1994. A correlação da MSG é muito difícil negar por mais tempo. Há muita ciência para fazer este backup. MSG que você diz, a maioria pensa de MSG como uma coisa do passado. Todos sabemos que comida chinesa era notória para adicionar MSG a sua comida por muitos anos. Agora